segunda-feira, 10 de outubro de 2011



Muito se tem ouvido sobre os benefícios das aulas de pilates, que é uma técnica que consiste na conscientização e reeducação corporal, é bonito e saudável, pois trabalha a força, a tonificação e o alongamento de forma ampla e completa através movimentos lentos e fluentes que exercitam todo o corpo, o pilates ainda contribui de forma efetiva no alinhamento e postura global do corpo, define a barriguinha, melhora a capacidade respiratória tonifica os músculos e articulações e vem conquistando muitos adeptos, especialmente aqueles que fogem das ginásticas convencionais.

Como surgiu o método
O alemão Joseph Pilates, criador do método que leva seu nome, sofria de asma quando criança e tinha o corpo debilitado. Sua história poderia ter sido como a de muita gente que passou por problemas semelhantes: a impossibilidade de fazer exercícios físicos transformada em uma infância dedicada aos livros seguida de carreira intelectual. Pilates não. Ele experimentou ginástica, mergulho, esqui e boxe e encontrou formas de superar suas limitações.

Exilado durante a Primeira Guerra na Inglaterra, trabalhou como enfermeiro e começou a usar molas para ajudar os soldados mutilados a mexer o corpo. Mais uma vez Pilates estava empenhado em ir além dos limites, dessa vez dos alheios. Essa experiência foi a base que ele utilizou para desenvolver o que seriam os aparelhos usados hoje nas aulas de Pilates.

É sobre eles (e, principalmente, com a ajuda deles) que são realizados os exercícios coreografados em ângulos exatos, ao mesmo tempo em que a respiração é controlada e o abdômen, contraído. Trata-se de um excelente método para ganhar uma barriga bem enxuta. Ele ainda torna flexíveis os músculos que sustentam a coluna, definindo melhor a postura.

As  aulas de Pilates são baseadas em exercícios contínuos e rítmicos que exigem força, trabalha a linha do abdômen e os músculos lombares, você é quem controla os equipamentos utilizados durante a aula de forma a fortalecer e massagear todo o corpo o que permite uma evolução da capacidade individual dos praticantes.
Para os exercícios são usadas técnicas de respiração profunda muito similar as utilizadas durante as meditações, pois estudos comprovam que esse tipo de respiração alivia as tensões acumuladas e ainda aumenta a estamina, substância
responsável pela sensação de bem estar, a maioria dos exercícios são feitos na posição horizontal, com ou sem equipamentos, num ambiente tranquilo e com poucos alunos.
Entre todos os benefícios que o pilates pode oferecer a saúde destacamos o aumento da resistência física e mental, alonga a musculatura que envolve a coluna vertebral equilibrando-a, apresenta melhora na coordenação motora, estimula o sistema circulatório e respiratório, alivia dores crônicas, tensões e estresses, aumenta à
flexibilidade e a mobilidade, melhora a concentração.
As aulas de pilates normalmente duram em média uma hora e são sempre bem variadas evitando-se assim a monotonia, há pouco desgaste físico e pouca repetição de movimentos que são suaves e lentos.
Como pode perceber nem sempre é necessário sofrimento para exercita-se, o foco central do pilates é uma melhor qualidade de vida, através da melhora da saúde e do bem estar, por isso o pilates é hoje um dos métodos mais procurados, pois seus exercícios unem corpo e mente de forma saudável e equilibrada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os benefícios do Pilates – 10 grandes razões para fazer Pilates
1 – Pilates é um exercício para o corpo inteiro
Ao contrário de algumas formas de exercício, Pilates não super desenvolver algumas partes do corpo e outros menos. Durante o treinamento o Pilates concentra-se na força do núcleo, que treina o corpo como um todo integrado. Pilates promover força e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulações.
Atenção ao apoio central e adequação de corpo inteiro – incluindo a respiração e a mente – proporcionar um nível de atividade integradora que é difícil encontrar em outro lugar. É também a razão que o Pilates é tão popular em cenários de reabilitação, bem como com os atletas que acham que o Pilates é uma ótima base para qualquer outro tipo de prática de movimento que eles fazem.
2 – Adaptável a muitos níveis de aptidão e necessidades
Se você é adulto e está apenas começando a se exercitar ou um atleta de elite, experientes ou não o Pilates aplica a você. Criando a partir da força do núcleo, com foco no alinhamento o Pilates é acessível a todos. Com milhares de exercícios possíveis e modificações, os exercícios que podem ser adaptados às necessidades individuais.
3 – Cria força sem massa
No Pilates, não queremos construir músculos para se mostrar. Queremos construir músculos tonificados que funcionam perfeitamente no contexto do corpo como um todo, e a adequação funcional às necessidades de uma pessoa como eles se movem ao longo da vida.
Uma das maneiras que o Pilates cria longos e fortes músculos é tirando proveito de um tipo de contração muscular chamada de uma contração excêntrica.

4 – Aumenta a flexibilidade
No Pilates, nós trabalhamos para um aumento de segurança, alongamento dos músculos e a amplitude de movimento nas articulações.
5 – Desenvolve a força do núcleo
Os músculos do núcleo do corpo são os músculos profundos das costas, abdome e do assoalho pélvico. Estes são os músculos que dão o apoio para as costas, forte e ágil, boa postura, e padrões de movimentos eficientes. Quando o núcleo é forte, a estrutura do corpo é suportado.
Isso significa que o pescoço e os ombros podem relaxar, e o resto dos músculos e articulações são livres para fazer o seu trabalho – e não mais. Um outro benefício legal é que o núcleo de formação promove um abdome liso e definido que todos cobiçam.
6 – Melhora a postura
A boa postura é um alinhamento apoiado por um núcleo forte. É uma posição da qual se pode circular livremente. Começando com os fundamentos do Pilates e movendo-se através de exercícios de solo e de equipamentos, no Pilates você treina o corpo para expressar-se com força e harmonia.
Você pode ver isso na bela postura daqueles que praticam Pilates.

7 – Aumenta a Energia
Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais você exercita, mais energia você tem e mais você gosta de fazer.
Pilates trabalha a respiração junto com os movimentos, estimula a coluna e os músculos, e inunda o corpo com os bons sentimentos.
8 – Promove a perda de peso e longo prazo
Se você pratica Pilates regularmente, seu corpo irá mudar.
Conhecido por criar a longo prazo, músculos fortes, Pilates melhora o tônus muscular, equilíbrio muscular, traz uma postura bonita, e ensina como se mover com facilidade e graça. Todas essas coisas vão fazer você se olhar e sentir-se muito saudável e atraente.
Se você quer perder peso, a fórmula para a perda de peso continua a mesma: queime mais calorias do que você consome. Como método de atividade física para todo o corpo, o Pilates ajudará você a fazer isso. Combinado com atividade aeróbica, pilates torna-se uma ferramenta de tonificação.
9 – Aumenta a consciência corporal – Conexão Corpo/Mente
Joseph Pilates falava muito de “a completa coordenação de corpo, mente e espírito”. Este é um dos segredos do exercício de Pilates: praticamos cada movimento com total atenção. Quando nos exercitamos, desta forma, o corpo e a mente se unem para trazer o maior benefício possível de cada exercício.
Os princípios de Pilates – centralização, concentração, controle, precisão, respiração e fluxo – são os principais conceitos que usamos para integrar corpo e mente.
10 – Há muitas maneiras de aprender Pilates
A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo. Isso é bom porque quando você começar o treinamento de Pilates, é importante começar em um estúdio ou academia, e de preferência a partir de um instrutor certificado.