quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Calor e Exercícios Físicos

Hoje fez um dia quente em Dom Pedrito, e no ginásio práticando atividade Física parecia mais quente ainda!


É gostoso, e legal a prática de exercícios físicos, porém nem sempre conseguimos nos livrar dos efeitos do calor, então resolvi apresentar algumas dicas de como se manter saudável e evitar a desidratação ao se exercitar. As informações não são somente para quem pratica esportes, mas também servem para quem trabalha ao ar livre, brinca com as crianças no parque ou apenas gosta de passar o dia for de casa.

Devemos lembrar que os  fluidos representam até 65% do peso corporal. Durante o exercício físico a pessoa perde fluidos através da transpiração. Não é incomum alguém perder até 1,8 kg de fluidos por hora. Até uma pequena diminuição no peso corporal pode afetar negativamente a performance ou colocar a saúde da pessoa em risco.
Devemos levar em consideração também que durante os exercícios físicos o corpo produz muito calor, algo entorno de 20% a mais do que é produzido em descanso. O calor em excesso deve ser removido do corpo, caso contrário a temperatura corporal interna pode elevar a níveis perigosos. Para diminuir o acúmulo de calor pode-se reduzir a intensidade do exercício, ir para áreas arejadas, remover o excesso de roupa ou se refrescar com água gelada.
O suor pode se transformar em uma faca de dois gumes. A transpiração mantém a temperatura corporal relativamente constante, mas suar também provoca perda de fluidos, o que pode resultar em desidratação caso não ocorra reposição adequada.
Quando a pessoa fica desidratada, os sistemas de resfriamento do organismo entram em pane, o fluxo sanguíneo para a pele diminui e o suor cessa, tudo ao contrário do que aconteceria para evitar o acúmulo de calor corporal. Isso contribui para mais elevação na temperatura do corpo.
 O acúmulo excessivo de calor ocasiona fadiga e eleva o risco de desenvolver doenças e problemas de saúde relacionados ao calor.

Algumas dicas para combater a desidratação são:
* Hidratar-se antes, durante e depois de exercícios físicos.

* Checar a cor da urina para verificar se a ingestão de fluidos está adequada. Urina clara indica boa hidratação.

* Pesar antes e depois do exercício físico e verificar se houve perda de peso. Caso tenha ocorrido perda de peso, beber mais fluidos da próxima vez.
* Evite bebidas carbonatadas (refrigerantes), alcoólicas e com cafeína.

Use roupas que permitam a transpiração e nada de plasticos enrolados em volta da barriga!!